“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”
(Nelson Mandela)

O BLOGUE

BLOGUE "Amigos do Álvaro" foi criado no dia 08/08/2008. Este espaço visa a motivação dos alunos, busca possibilitar a melhoria do dia-a-dia escolar e participar de transformações significativas para toda a comunidade. A idéia do blogue surgiu da vontade de disponibilizar um canal democrático, em que todos possam acessar, conhecer e participar das mudanças que buscamos. Além disso, aqui será um espaço de todos, em que as ações que envolvem a NOSSA escola serão amplamente divulgadas, valorizando o trabalho não somente dos professores e funcionários, mas principalmente dos ALUNOS.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Contação de Histórias




Contando Histórias na Sala de Aula.

A contação de histórias habita o mundo das escolas há muitos e muitos anos. Pode-se dizer que o principal objetivo de contar histórias em sala de aula é para DIVERTIR, estimulando a imaginação dos alunos. Mas juntamente com este clima de alegria e interesse que a história desperta pode atingir outros objetivos, como: educar, instruir, desenvolver a inteligência, ser o ponto de partida para ensinar algum conteúdo.
Uma história bem contando pode ajudar o aluno a interessarse pela aula. Permite, em geral a auto-identificação, favorecendo a aceitação de situações desagradáveis e ajudando a resolver conflitos.
Quando o professor decide contar uma história é necessário que há escolha com muito cuidado, pois ela deve ser adequada à faixa etária, aos interesses dos ouvintes, aos objetivos do próprio professor.
Em nossa Escola na segunda quinzena de setembro a Professora Renata da Sala de Leitura contou uma história para todas as salas do Ciclo I (primeira, segundas, terceiras e quartas séries). Todo o processo da CONTAÇÃO foi trabalhado de forma cuidadosa, desde a escolha da história até o desfecho final com uma surpresa mágica, onde as crianças se encantaram.
História escolhida: O Catador de Pensamentos de Monica Feth e ilustrado por Antoni Boratynki. Editora Brinque-book. São Paulo.1996.
Resenha: O catador de pensamentos mexe com a fantasia de adultos e crianças. Ele conta a história de um velhinho chamado Sr. Rabuja que todas as manhãs percorre as ruas recolhendo todo o tipo de pensamentos. Pensamentos bonitos, feios, barulhentos, silenciosos, inteligentes, bobos, compridos, curtos, etc. O Sr. Rabuja planta os pensamentos, que se transformam em flores e depois saem voando, colorindo o céu. Ele faz isso para que os pensamentos se renovem e, assim, nunca deixem de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário