"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento." Platão.
Carnaval
Carnaval
O Carnaval é um período de festas marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Em 2005 o Carnaval de Salvador, Bahia, Brasil está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo.
CARNAVAL NO BRASIL
Famoso no mundo inteiro, o carnaval brasileiro é originário do entrudo português, um conjunto de brincadeiras de rua em que as pessoas atiravam água, farinha, ovos podres e fuligem umas nas outras. O entrudo acontecia na época anterior à Quaresma, período do calendário católico destinado à penitência, simbolizando, portanto, um momento de libertação – significado que se incorporou ao carnaval. Trazido para o Brasil no século XVII, o entrudo sofreu influência dos carnavais dos países europeus, a partir do século XIX; quando as máscaras, as fantasias e as personagens, como o Pierrô, a Colombina e o Rei Momo, entraram para a festa brasileira. Nessa época, surgiram também os primeiros blocos, cordões e “corsos”, desfile de carros alegóricos. A partir daí, a festa ganhou força e chegou a todas as regiões brasileiras.
Projeto Carnaval na Escola Ciclo I
Justificativa:
Oferecer condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes, conscientizando-os sobre vários aspectos do Carnaval.
Cabe a escola desempenhar seu papel de ampliar conhecimentos, permitindo que as varias opiniões sobre determinados conhecimentos sejam conhecidas, socializadas, e até mesmo desmistificada.
Objetivo:
· Compreender o significado do Carnaval como festa popular,
· Identificar aspectos, objetos e músicas características,
· Estimular a criatividade,
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Desenvolvimento:
· Máscaras
· Desenhos para colorir usando vários recursos
· Recorte e colagem
· Músicas
· Poesias
Desfile de Carnaval Educacional com crianças fantasiadas (20 de fevereiro), na própria escola
Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Duração: De 17 a 20 de fevereiro/2009.
CARNAVAL NO BRASIL
Famoso no mundo inteiro, o carnaval brasileiro é originário do entrudo português, um conjunto de brincadeiras de rua em que as pessoas atiravam água, farinha, ovos podres e fuligem umas nas outras. O entrudo acontecia na época anterior à Quaresma, período do calendário católico destinado à penitência, simbolizando, portanto, um momento de libertação – significado que se incorporou ao carnaval. Trazido para o Brasil no século XVII, o entrudo sofreu influência dos carnavais dos países europeus, a partir do século XIX; quando as máscaras, as fantasias e as personagens, como o Pierrô, a Colombina e o Rei Momo, entraram para a festa brasileira. Nessa época, surgiram também os primeiros blocos, cordões e “corsos”, desfile de carros alegóricos. A partir daí, a festa ganhou força e chegou a todas as regiões brasileiras.
Projeto Carnaval na Escola Ciclo I
Justificativa:
Oferecer condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes, conscientizando-os sobre vários aspectos do Carnaval.
Cabe a escola desempenhar seu papel de ampliar conhecimentos, permitindo que as varias opiniões sobre determinados conhecimentos sejam conhecidas, socializadas, e até mesmo desmistificada.
Objetivo:
· Compreender o significado do Carnaval como festa popular,
· Identificar aspectos, objetos e músicas características,
· Estimular a criatividade,
· Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
Desenvolvimento:
· Máscaras
· Desenhos para colorir usando vários recursos
· Recorte e colagem
· Músicas
· Poesias
Desfile de Carnaval Educacional com crianças fantasiadas (20 de fevereiro), na própria escola
Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Duração: De 17 a 20 de fevereiro/2009.
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